NOTÍCIAS ANPC

23 / 10 / 2018

Os benefícios da caça na alimentação discutidos em Mértola

Conferência ‘Caça e Alimentação’ decorre no âmbito da IX Feira da Caça

De 26 a 28 de outubro (já a partir desta sexta-feira) o inegável património cinegético de Mértola é homenageado na IX Feira da Caça, com uma série de atividades que têm como objetivo realçar as potencialidades turísticas e socioeconómicas associadas ao setor da caça.

No programa há espaço para exposições, debates, caçadas e gastronomia, mas um dos grandes destaques vai para a conferência ‘Caça e Alimentação’ (consulte o programa completo), que vai contar com a participação de João Carvalho, secretário-geral da ANPC, num dos painéis de debate, que falará em nome do Centro de Competências para o Estudo, Gestão, e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade.

A conferência, que tem lugar no dia 28, na Sala Multiusos, a partir das 10h00, começa com o painel ‘A Caça na História’, onde se vai analisar o papel da caça na alimentação humana ao longo dos séculos, a sua evolução na História, a forma como foi sendo representada pelo Homem e que evidências disso foram deixadas, da Idade do Ferro à Idade Média (com destaque para as evidências arqueozoológicas da atividade cinegética em Mértola). Este primeiro painel conta com intervenções de Virgílio Lopes (Campo Arqueológico de Mértola), Maria de Fátima Palma), Marta Moreno (Centro de Ciencias Humanas y Sociales) e Carlos Pimenta (da Direção Geral de Património Cultural).

A sessão continua em grande depois de almoço, com o Painel ‘Caça, Alimentação e Economia’. Aqui vai estar em discussão a caça como solução na definição de estratégias de desenvolvimento sustentável, através de iniciativas agroalimentares locais. A sustentabilidade, a biodiversidade e a gestão cinegética de várias espécies vai ser analisada ao pormenor, assim como questões de transformação, valorização e certificação da carne de caça. Do Centro de Competências para o Estudo, Gestão, e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade irão intervir João Carvalho (secretário-geral da ANPC) e Mónica Cunha (Investigadora do INIAV, IP).

O setor da carne de caça em Portugal e Espanha e a forma como se articula com o Turismo Gastronómico são outros temas que estarão em debate ao longo da tarde de dia 27, com intervenções de Miguel Sottomayor (Universidade Católica Portuguesa), Paulo Célio (CIBIO Universidade do Porto) e Fernando Completo (Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril).

Esta conferência conta com organização da Câmara Municipal de Mértola, Campo Arqueológico de Mértola e Associação de Empresários de Mértola. Tem ainda o apoio PROVERE – Valorização dos Recursos Silvestres do Alentejo.

Consulte aqui o programa completo da IX Feira de Caça de Mértola

Send this to a friend