A caça como motor do desenvolvimento
rural e conservação dos recursos naturais

A Associação Nacional de Proprietários Rurais Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC)
é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1991
#SomosANPC

A ANPC tem por Missão a defesa, valorização, promoção e representação, a nível nacional e internacional, dos interesses da propriedade rural, da produção, gestão e exploração sustentável dos recursos bravios e naturais como a caça e a pesca, da proteção e valorização do ambiente e do património natural e construído e a conservação da natureza e biodiversidade, e ainda a promoção e desenvolvimento do turismo a eles conexo.

Atribuições da ANPC

A fim de prosseguir o seu objecto de defesa e representação da exploração e gestão cinegética e outros recursos naturais e bravios, são atribuições da ANPC:

  1.  Representar e defender, a nível nacional e internacional, os interesses da propriedade rural privada e dos seus proprietários;
  2. Representar, promover e defender os interesses dos empresários e empresas agrícolas e florestais produtores de caça, pesca e outros recursos naturais;
  3. Representar, promover e defender os interesses das empresas e empresários que assumam a produção e exploração dos recursos gerados;
  4. Representar e defender os gestores e operadores cinegéticos, promovendo a gestão dos recursos bravios em harmonia com acções que visem o fomento da exploração sustentável dos recursos naturais, como vector do desenvolvimento rural, do turismo, da protecção da natureza e da conservação da biodiversidade.
  5. Representar, promover e defender os interesses dos caçadores e das associações que os representam;
  6. Promover acções de formação para os empresários, gestores, caçadores, guardas dos recursos florestais e outros intervenientes no mundo rural;
  7. Filiar-se e associar-se a outras organizações nacionais ou internacionais, no seu âmbito e objecto.
  8. Representar, promover e defender os interesses de entidades singulares ou coletivas cujos interesses ou atividades se relacionem com a propriedade e atividades rurais, a cinegética e a conservação da natureza;
  9. Desenvolver e promover ações que visem a sustentabilidade dos espaços rurais, a valorização do ambiente e do património natural e construído e a conservação da natureza e promoção da biodiversidade.

Filiação em outras organizações

A ANPC é filiada em várias organizações de âmbito nacional e internacional, nomeadamente:
– Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP);
– European Landowners Organisation (ELO);
– Conselho Internacional da Caça (CIC);
– Friends of The Countryside.

Representatividade e envolvimento institucional

A nível institucional, a ANPC é uma Organização do Sector da Caça de 1.º Nível em representação das entidades concessionárias de gestoras de Zonas de Caça Turística.
A ANPC é assim parceira dos órgãos do Governo e da Administração que tutelam e interagem com o sector da caça e da conservação dos recursos naturais, fazendo parte de vários grupos de trabalho constituídos para tratar de temas específicos, sendo designadamente membro de:
– Conselho Florestal Nacional
– Concelho Nacional da Caça e da Conservação da Fauna
– Conselhos Consultivos de várias áreas protegidas
– Comissão Executiva do PACLIP – Plano de Ação para a Conservação do Lince-ibérico em Portugal
– Comissão de Acompanhamento do Plano de Ação para a Prevenção da Peste Suína Africana

A ANPC tem estabelecidos protocolos de colaboração com instituições públicas e não governamentais, quer nacionais, quer internacionais, relativamente a iniciativas com o objetivo de promover a valorização do mundo rural, a gestão sustentável, a conservação dos recursos naturais e a promoção da biodiversidade, bem como a promoção e a divulgação de boas práticas.

No âmbito das iniciativas promovidas e desenvolvidas pela ANPC, destacamos:

  • Memorando de entendimento estabelecido com o ICNF para a criação do «Manual de Boas Praticas do Gestor Cinegético», tendo resultado na publicação de um referencial de boas práticas cinegéticas ratificado pelo ICNF na qualidade de autoridade nacional de conservação da natureza e florestas;
  • Pacto Nacional para a Conservação do Lince-ibérico, iniciativa que foi proposta e redigida pela ANPC, sendo alvo de aprovação no âmbito na Comissão Executiva do PACLIP e subscrita por um conjunto muito alargado de entidades públicas e privadas, bem como por cidadãos a título individual.

A ANPC é ainda membro fundador e coordenado do Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade (CCEGSECB), criado com vista a promover a sustentabilidade de recursos endógenos e o desenvolvimento da fileira da caça, estimulando estudos, estratégias de intervenção e ações prioritárias específicas dirigidas às espécies cinegéticas do quadro venatório nacional e outras espécies silvestres.

Por fim, a ANPC foi ainda promotora do MANIFESTO PELO MUNDO RURAL, iniciativa que constituí um grito de apelo de Todos aqueles que se preocupam com esta porção fundamental e indissociável de Portugal, geralmente associada a zonas desfavorecidas e de menor densidade populacional, a comunidades e a sectores de atividade que muitas vezes se sentem negligenciados, abandonados ou mesmo atacados.
Como o Mote «O MUNDO RURAL PRECISA DE TODOS | TODOS PRECISAMOS DO MUNDO RURAL», o MANIFESTO PELO MUNDO RURAL pretende ser um projeto agregador e transversal, envolvendo Políticos, Personalidades, Entidades e Empresas da Sociedade Portuguesa, tendo em vista fundar um movimento de pensamento do Mundo Rural Português, constituindo uma estrutura de reflexão e proatividade pela ruralidade e pelas suas atividades, unidos em nome de um Portugal coeso e não dividido por conceitos de desintegração territorial e cultural.

Cooperação internacional

A ANPC tem laços de cooperação com a ELO e com as APROCAs (associações homólogas da ANPC em Espanha) no sentido de promover a troca de informação técnica e para, em conjunto, trabalhar em prol da defesa dos proprietários rurais e dos produtores de caça.
No âmbito da nossa colaboração com a ELO, a ANPC coordena em Portugal o sistema de certificação de territórios com uma gestão exemplar ao nível da caça e dos recursos naturais, designado Wildlife Estates, que conta com o apoio da Direcção Geral de Ambiente da Comissão Europeia;
A ANPC colaborou ainda com a fundação Friends of the Countryside na elaboração de dois livros sobre as propriedades rurais na Europa, intitulados «Europe’s Natural and Cultural Heritage – The Private Estate» e «Creating the Future of the Countryside», ambos com exemplos de propriedades privadas Portuguesas que se destacam pelo seu papel no desenvolvimento rural e conservação da natureza.

Associados

A ANPC congrega proprietários rurais, as empresas e empresários agrícolas e florestais com interesses na gestão e exploração cinegética e turística dos recursos bravios e naturais, os caçadores e suas associações, e ainda os profissionais da gestão e comercialização daqueles recursos e atividades, bem como as pessoas singulares ou coletivas cujos interesses ou atividades se relacionem com a propriedade e atividades rurais, a cinegética, a valorização do ambiente e do património natural e construído e a conservação da natureza.

Serviços Prestados

A ANPC proporciona aos seus Associados serviços de aconselhamento técnico, administrativo e jurídico, incluindo cursos de formação em gestão cinegética, para além do envio regular de informação relevante sobre o sector.

Grande parte da acção da ANPC tem-se concentrado na divulgação de técnicas de ordenamento e exploração sustentada dos recursos naturais, com particular destaque para o ordenamento cinegético e promoção da biodiversidade.

Os Associados podem ainda solicitar à associação serviços relacionados com a criação de zonas de caça, renovações, anexações, etc., bem como apoio na gestão dos recursos cinegéticos (monitorizações, planos estratégicos, etc.).

A ANPC distribuí aos seus associados a folha informativa ANPC – Informa e disponibiliza informação a todos os interessados através do seu site na Internet www.anpc.pt, através do Facebook e do Instagram

Mantenha-se atualizado sobre as evoluções que ocorrem no sector da caça e adira à Associação que o apoia e que representa os seus interesses!

Para informações ou esclarecimentos adicionais, solicitamos que nos contactem pelo telefone: 21 7100029 ou pelo email: anpc@dev.anpc.pt

De um modo geral, pretendemos:

Contribuir para a defesa, valorização e promoção da propriedade rural e dos espaços rurais, através da gestão e exploração sustentável dos recursos naturais, incluindo a caça, da proteção e valorização do ambiente e do património natural e construído, agindo de forma ativa para a conservação da natureza e biodiversidade. Em súmula, contribuir para o desenvolvimento rural e para um Mundo Rural dinâmico, salvaguardando as atividades inerentes aos espaços rurais e as funções essenciais destes espaços, para que, a longo termo, seja assegurada a sustentabilidade e a coesão social e territorial Nacional.

A ANPC tem como
objetivo a defesa
da propriedade rural e
das atividades que
asseguram a sustentabilidade
do Mundo Rural e
as funções essenciais
destes espaços
Mantenha-se actualizado sobre as
evoluções que ocorrem no sector da caça
e adira à Associação que o apoia e que
representa os seus interesses!

Send this to a friend