NOTÍCIAS ANPC

08 / 01 / 2019

NOVO MANUAL DE BOAS PRÁTICAS SANITÁRIAS PARA COELHO-BRAVO E LEBRE

O Grupo de Trabalho MAIS COELHO acaba de publicar um novo Manual de Boas Prática Sanitárias para o coelho-bravo e lebre.

Este manual visa dar a conhecer as principais doenças que afetam o coelho-bravo e a lebre, incluindo as mais frequentes, como aquelas doenças causadas por vírus (Doença Hemorrágica Viral e Mixomatose), descrevendo igualmente outras doenças causadas por bactérias, por parasitas e por fungos.

Numa altura em que as populações de coelho-bravo e, mais recentemente, a lebre, atravessam um período crítico, resultado de surtos de doenças causadoras de elevadas mortalidades, este manual pretende ainda descrever um conjunto de boas práticas para gestores cinegéticos e caçadores ao nível da manipulação e preparação de carcaças dos animais abatidos, encaminhamento e eliminação de subprodutos até a cuidados recomendados com os cães de caça.

Serve ainda este manual para sensibilizar os atores do sector cinegético para a necessidade de colaborarem ativamente na luta contra estas doenças, quer pela implementação de boas práticas, quer ainda pela recolha e encaminhamento de amostras para análise laboratorial, colaborando assim para que possamos melhor compreender estes problemas e desenvolver estratégias para a sua mitigação.

A ANPC, enquanto parceira do MAIS COELHO, congratula-se com a publicação deste manual que Todos os caçadores e gestores cinegéticos devem levar em conta.

 

 

 

 

 

 

Para obter a versão integral do MANUAL DE BOAS PRÁTICAS SANITÁRIAS PARA O CEOLHO-BRAVO E LEBRE, consulte o link: GuiaBoasPraticasCoelhoBravo2018

#ANPCnotícias #SomosANPC 

Send this to a friend