NOTÍCIAS ANPC
05/07/2019

Balanço do I Congresso Ibérico de Ciência Aplicada aos Recursos Cinegéticos

Balanço do I Congresso Ibérico de Ciência Aplicada aos Recursos Cinegéticos com a promessa que a próxima edição do CICARC será em Portugal

Depois de alguma polémica nos últimos dias sobre o teor de algumas comunicações de investigadores do IREC, é importante a mensagem do seu Diretor (Rafael Mateo) atestando que as posições pessoais não devem comprometer os demais investigadores que tanto trabalham em ciência fundamental e ciência aplicada em torno dos temas da caça e da biodiversidade.

Em causa esteve uma comunicação e poster de J. Aparício que acusava o sector da caça de apresentar estudos enviesados e feitos à medida e de nada fazer para sensibilizar os caçadores sobre questões ambientais e comportamentais (referindo-se a aves feridas que entram nos centros de recuperação), o que é um perfeito absurdo.
João Carvalho da ANPC teve inclusivamente a oportunidade de confrontar este investigador, chamando a atenção para que os próprios dados o desmentiam. Uma outra comunicação de P. Cordero demonstrava exatamente que nos 20 últimos anos se verificou uma enorme redução no número de aves feridas a tiro, resultado seguramente de uma maior consciência ambiental e de códigos de conduta por parte dos caçadores, e denotando igualmente o trabalho das organizações nesse sentido.

Foi assim importante esta clarificação feita pelo atual Director do IREC.

#ANPCnoticias
#SomosANPC

Mantenha-se actualizado sobre as
evoluções que ocorrem no sector da caça
e adira à Associação que o apoia e que
representa os seus interesses!

Send this to a friend