LIVRO - PATRIMÓNIO NATURAL E PROPRIEDADE RURAL EM ESPANHA
O autor desta magnífica obra, Carlos Otero, tem desde há muito dedicado a sua carreira profissional à gestão de recursos naturais e ao ordenamento do território. Livro esgotado! « voltar atrás

É Presidente da RENATUR e do Instituto Ibérico do Meio Ambiente. É conselheiro técnico de diversas organizações tais como as APROCA (associação homóloga da ANPC em Espanha) e a Federação Espanhola de Caça.

Paralelamente, faz parte dos orgãos directivos de diversas organizações internacionais entre as quais o Conselho Internacional da Caça e da Conservação da Fauna, a Euroducks International e é um dos representantes espanhóis na ELO (European Landowners Association). Finalmente, tem um vasto curriculum de participação em projectos de conservação de habitats naturais e de diversas espécies com elevado estatuto de conservação, em Espanha, noutros países europeus, nas Américas Central e do Sul.

Este seu livro, publicado recentemente em Espanha, mereceu rasgados elogios dos mais variados quadrantes, tendo-se esgotado rapidamente a primeira edição.

No livro, o autor presta uma merecida homenagem aos guardas dos coutos privados de caça, cujo trabalho e empenho, à semelhança do que acontece em Portugal, é fundamental para a conservação e gestão equilibrada dos territórios naturais.

Este trabalho, evidencia ainda a importância dos coutos privados na economia e no desenvolvimento das zonas rurais, nomeadamente como pólos geradores de emprego e de desenvolvimento dos sectores do turismo e dos serviços em geral.

O objectivo desta obra é ainda mostrar exemplos de propriedades privadas onde se praticam usos e aproveitamentos tradicionais dos recursos naturais, com particular destaque para a caça, e evidenciar o que proprietários e gestores têm feito pela conservação do património natural e do património histórico das zonas rurais espanholas.

O trabalho baseou-se no estudo de 43 coutos, de um total de 37.000 coutos privados em Espanha (correspondendo a aproximadamente 70% do território), cobrindo situações muito diversas, desde coutos em regiões de minifundio até grandes propriedades, diferentes situações ecológicas e diferentes aproveitamentos dos recursos, coutos onde a caça é o aproveitamento dominante até propriedades onde a agricultura, a silvopastorícia e outros usos, se conjugam com a exploração cinegética e a conservação dos recursos naturais.

O livro procura ainda servir como manual de técnicas e de medidas de gestão dos recursos naturais, estando exemplificados diversas práticas adoptadas pelos gestores para o fomento das espécies bravias e a melhoria da qualidade dos habitats.

Exemplo a exemplo, são descritas as politicas e os métodos de gestão das diferentes propriedades, evidenciando-se as soluções encontradas pelos gestores de forma a compatibilizarem a exploração da caça com a exploração agrícola, pecuária e florestal.

O tema é certamente de grande importância e actualidade e enquadra-se no âmbito das discussões estratégicas para a conservação dos recursos naturais que estão actualmente a ser efectuadas a nível de quase todos os países europeus.

Carlos Otero faz ainda particular referência à Rede Natura 2000, interrogando-se sobre as restrições que serão impostas aos agricultores e proprietários, e sobre os financiamentos que deveriam estar disponíveis para compensar possíveis perdas de rendimento.

As 550 páginas deste livro, profusamente ilustradas, são um testemunho do que os proprietários de zonas rurais vêm fazendo em Espanha para a conservação dos recursos naturais, destacando-se o contributo para a preservação de espécies com elevado estatuto de conservação, como por exemplo a águia real e a águia imperial, a abetarda, o lobo e o lince ibérico, este último com cerca de 90% dos exemplares existentes em Espanha a ocorrerem em coutos privados.

Carlos Otero (1999). Patrimonio Natural y Propriedad rural en España, Ediciones Exlibris, 550pp.

O livro encontra-se esgotado (1.ª e 2.ª edições).

ELOCICCAP The Friends os the CountrysideWELIFE Habitat lince abutreSOS coelho