NOTÍCIAS ANPC

18 / 05 / 2018

CRIADO CENTRO DE COMPETÊNCIAS PARA A CAÇA E BIODIVERSIDADE

Foi hoje assinado por um conjunto de entidades nucleares o protocolo que cria o Centro Nacional de Competências em Caça e Biodiversidade, cerimónia que decorreu na EXPOCAÇA.

A cerimónia contou com a presença do Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Capoulas Santos, que homologou a constituição do centro de competências.

Subscreveram o documento as 3 organizações do Sector da Caça de 1.º Nível (ANPC, FENCAÇA e CNCP), o ICNF, a DGAV, o INIAV, a Ordem dos Médicos Veterinários, o CIBIO, o IBET e a Câmara Municipal de Mértola, nascendo esta estrutura nuclear do projecto MAIS COELHO.

Este centro de competências visa congregar esforços das várias entidades que podem contribuir para a resolução dos desafios que o sector da caça e biodiversidade enfrentam na atualidade, desafios esses muito mais vastos que o projecto MAIS COELHO, abrangendo temas que vão desde a sanidade, à biologia e ecologia, passando pelas questões socio-económicas e as boas práticas de gestão dos recursos cinegéticos e biodiversidade, entre outros.

O próximo passo será o alargamento da atual estrutura nuclear a um conjunto mais vasto de entidades, incluindo outras OSC, Universidades e Centros de Investigação e Municípios, tendo em vista a definição conjunta da Agenda de ação a desenvolver pelo Centro de Competências ,bem como a dar os primeiros passos para o desenvolvimento de projectos que visem a resolução de problemas concretos.

A cerimónia de assinatura do protocolo de constituição decorreu no final do Encontro de caçadores da FENCAÇA ao que se seguiu um brinde oferecido pela ANPC, celebrando este importante passo para o desenvolvimento do sector da caça e para a preservação da biodiversidade.

João Carvalho ANPC

Mantenha-se actualizado sobre as
evoluções que ocorrem no sector da caça
e adira à Associação que o apoia e que
representa os seus interesses!

Send this to a friend